Blog

Por que Setembro Amarelo é importante para minha empresa?

dez 21 de 2022
de leitura

Leia depois

Setembro começou e com ele a campanha internacional “Setembro Amarelo”. Você deve se lembrar que em algum momento já viu o Cristo Redentor (RJ) iluminado de amarelo ou então o Palácio do Itamaray (DF), não é? Esta é uma das formas de apoiar a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Mas não é só sobre suicídio que o Setembro Amarelo alerta, é também sobre saúde mental e por isso é tão importante incentivar e aderir à campanha dentro da sua empresa.

O Setembro Amarelo foi criado no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, conhecido como CVV, junto com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria

A Organização Mundial da Saúde conta que são mais de 800.000 pessoas que cometem suicídio a cada ano, o que representa uma morte a cada 40 segundos no mundo. E, como mostra o infográfico abaixo, por mais incrível que pareça, o suicídio é a segunda causa de morte na faixa etária de 15 a 29 anos.

Por que devo fazer a campanha dentro da minha empresa?

A campanha do Setembro Amarelo é muito importante porque levanta uma questão que precisa estar sempre em pauta: saúde mental. E é claro que é preciso cuidar do colaborar e prevenir transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias. 

Não é preciso ir muito afundo para saber que um colaborador com algum transtorno mental pode ter o quadro piorado quando está em um ambiente de trabalho tóxico ou apenas sob pressão de prazos, o que é comum em muitas empresas. Um exemplo é a síndrome de burnout, um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso e que também pode levar ao suicídio.

Por isso, falar sobre saúde mental e aderir à campanha do Setembro Amarelo é também uma forma de prevenção e cuidado com seu colaborador. No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e, de acordo com dados do Ministério da Saúde,  cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. É a oportunidade perfeita para criar uma cultura de cuidado com a saúde mental dos colaboradores. 

Na prática, existem muitas maneiras de abordar o tema e é possível realizar uma ou mais estratégias que condizem com o momento e contexto de sua organização. Temos um post específico para quais ações podem ser realizadas na empresa durante essa campanha.

E, claro, nada melhor para abordar o tema saúde mental do que ter um cuidado e acompanhamento da saúde mental dos colaboradores no dia a dia. Para isso, a HealthBit pode te ajudar com o Programa Saúde Mental, que permite focar os acompanhamentos nos pontos de atenção e prevenção de agravos, desenvolvendo indicadores periódicos com o time especializado.

Leia mais conteúdos relacionados

HealthBit é reconhecida pela organização internacional The Women’s Empowerment Principles (WEPs)

ler mais mar 8 de 2024

Pausa ativa: o que é e como ela ajuda na saúde organizacional à distância

ler mais dez 21 de 2022

Ansiedade e estresse: o impacto no trabalho

ler mais jan 10 de 2024

Por que é tão importante manter a carteira de vacinação atualizada?

ler mais dez 21 de 2022

Guarde esse artigo
para ler depois

    URL Copiada

    Agora você pode colar em outros aplicativos e janelas

    Assine nossa newsletter

    Não perca mais nenhuma atualização.
    Receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail.